Com a chegada da banda larga e dos softwares Peer-to-Peer, é cada vez mais freqüente a disponibilidade para download de imagens de CDs no formato ISO.
No entanto, muitas vezes se grava o CD, gasta-se uma midia, para descobrir que o ISO estava corrompido ou não é o que se espera.
No Linux, é muito simples você montar o arquivo ISO como um disco, permitindo ler e verificar o seu conteúdo antes de gravar o CD. Na verdade, você pode inclusive usar direto o arquivo .ISO como se fosse um CD real!
Para este processo, nós precisamos primeiro abrir uma janela de terminal e nos transformarmos em "root". Isso é necessário porque o comando "mount" é de uso restrito ao usuário "root".
Para nos transformarmos em "root", nós usamos o comando "su". Ele irá solicitar a senha. Você precisa dela, caso contrário, nada feito.
Muito bem, o comando que realiza esta mágica é
mount -o loop -t iso9660 /home/ricardag/disco1.iso /mnt/cdrom
A partir deste momento, o diretório "/mnt/cdrom" reflete o conteúdo da imagem ISO; voce pode ler os arquivos à vontade - mas lembre-se, da mesma forma que um CD-ROM, o conteúdo de /mnt/cdrom está read-only.
Você pode usar outro diretório no lugar do "/mnt/cdrom", lembrando que, enquanto o ISO estiver montado no diretório o seu conteúdo original não aparece (aparece só o conteúdo do ISO).
Quando terminar de usar, e novamente como "root" (lembra do comando "su"?), execute
umount /mnt/cdrom
Sem comentários:
Enviar um comentário