Com o lançamento do novo driver linux 177.80 da nVidia (Novo Driver Linux nVidia 177.80) muita gente se pergunta de como o instalar no Ubuntu/Debian, pois normalmente os utilizadores recorrem à instalação do pacote nvidia-glx-new disponível nos repositórios do Ubuntu, contudo este pacote nvidia-glx-new não corresponde normalmente ao último driver. Por isso a seguir indico os passos a dar para instalar o driver linux "original" da nVidia.
A forma de instalação é bastante simples, mas o "complicado" é preparar o sistema para se poder compilar o driver.
Aconselho a quem quiser seguir estes passos que os escreva numa folha de papel, pois em determinada altura vamos ter que "mandar" o sistema gráfico (o xserver) abaixo em virtude do driver ter de ser compilado sem o ambiente gráfico estar a funcionar.
Primeiro vamos instalar o pacote linux-headers e o build-essential (no DragUbuntu não é necessário pois eles já vêm instalados por defeito), utilizando o seguinte comando:
sudo apt-get install linux-headers-$(uname -r) linux-headers-$(uname -r)-generic build-essential
Depois vamos ter que desinstalar os drivers da nvidia que estejam instalados no sistema, para não ocorrem problemas de conflito:
sudo apt-get remove nvidia-settings nvidia-glx*
Vamos fazer uma cópia de segurança do arquivo xorg.conf:
sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf-original
Vamos meter em "black-list" os drivers nv e nvidia, para isso vamos abrir o ficheiro com o nosso editor de texto (substituir o nome do editor de texto gedit que é o editor de texto do Ubuntu pelo nome do editor de texto que usamos no nosso sistema, no Kubuntu é o kate e no dragubuntu é o leafpad):
sudo gedit /etc/default/linux-restricted-modules-common
Dentro do ficheiro vamos procurar por uma linha que diz
DISABLED_MODULES=""
E vamos acrescentar os driver nv e nvidia:
DISABLED_MODULES="nv nvidia-new"
Gravamos o ficheiro e fechamos o nosso editor de texto.
Agora vamos abrir o ficheiro xorg.conf para desactivarmos uma linha (substituir o nome do editor de texto gedit que é o editor de texto do Ubuntu pelo nome do editor de texto que usamos no nosso sistema, no Kubuntu é o kate e no dragubuntu é o leafpad):
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
e na numa secção que diz "SECTION MODULE" vamos procurar por uma linha que diz "LOAD "DRI"" e apagamos essa linha (se não encontrarem essa linha não se preocupem, só quer dizer que não é preciso fazer nada).
Gravem o ficheiro e fechem o vosso editor de texto.
Agora façam o download do driver da página de internet da NVIDIA UNIX Portal e não se esqueçam de se lembrar em que pasta é que vão gravar o ficheiro, pois vamos ter que chegar a ele mais tarde pela linha de comandos.
Pronto, temos agora o nosso sistema preparado para podermos instalar/compilar o driver linux da Nvidia. Vamos lá então (atenção que apartir daqui vamos passar a trabalhar sem ambiente gráfico, isto é, pela linha de comandos do linux):
Deitamos abaixo o servidor X (ambiente gráfico) com o comando:
sudo /etc/init.d/gdm stop
De seguida introduzimos o nosso nome de utilizador e damos enter. Depois introduzimos a nossa password e damos enter (não se preocupem se enquanto estiverem a escrever a password não apareça nada escrito no ecrâ, pois é mesmo assim por uma questão de segurança, vocês escrevem mas não aparece nada no ecrã).
Vamos para a pasta onde gravaram o ficheiro driver que fizeram o download e damos início à instalação/compilação, com o seguinte comando:
sudo sh NVIDIA-Linux-x86-177.80-pkg1.run
Vai dar início a um instalador (em modo gráfico de texto) em que nos vão ser colocadas algumas questões. Na primeira pergunta (qualquer coisa como fazer o download do site ftp na nvidia) devem responder "NO", depois devem responder "YES" às restantes questões.
Depois do instalador do nvidia terminar vamos estar de volta à linha de comandos do linux. É então hora de iniciarmos novamente o ambiente gráfico, utilizando o comando:
sudo /etc/init.d/gdm start
E pronto, se tudo correu bem já devem ter a resolução gráfico correcta e o driver da nVidia instalado no vosso sistema.
Sem comentários:
Enviar um comentário